FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA REALIZA AMANHÃ ENCONTRO EM GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

O Fórum Potiguar de Cultura (FPC) segue o fluxo da interiorização e realiza, amanhã, o VI Encontro do Fórum Potiguar de Cultura, na cidade de Governador Dix-Sept Rosado. A reunião segue pautando o Sistema de Financiamento à Cultura dessa vez com três focos: implementação do Fundo Estadual de Cultura; uso e melhorias na Lei de Incentivo Câmara Cascudo e a criação de um Conselho Estadual de Políticas Culturais. A atividade será promovida na Câmara Municipal de Governador Dix-Sept Rosado, das 08h às 17h30.
Pela manhã o tema da mesa de abertura será: Cultura – Financiamento e Mercado com os convidados Geraldo Maia, representante do Pro Fórum, e Haroldo Maranhão, Secretário de Cultura de Parnamirim. À tarde o tema será voltado para a participação social, com uma fala introdutória de Tereza Oliveira, assistente social do Centro de Atenção Psicossocial II e professora do curso de Serviço Social da Unifacex, e apresentação de uma proposta de projeto de lei para instituição do Conselho Estadual de Políticas Culturais, feita por uma comissão do Fórum Potiguar de Cultura.

“A criação do conselho é um pilar estruturante dentro do Sistema Estadual de Cultura e um avanço para o setor, uma vez que um Conselho atuante tem a função de ser interlocutor entre sociedade civil e gestão executiva. É um órgão tutor do orçamento, norteador para a tomada de decisões e diretrizes. Neste sentido a atuação do conselho pode garantir o cumprimento dos marcos legais do segmento. No caso da Cultura, Lei do Fundo Estadual da Cultura, Lei Câmara Cascudo, Lei do Livro e Leitura, Lei do Reconhecimento do Patrimônio Vivo, que garante obras visuais em prédios públicos e privados”, explica Tatiane Fernandes, produtora cultural e integrante da Comissão Executiva do Fórum Potiguar de Cultura.

A participação de produtores, artistas, gestores, arte-educadores e os mais diversos agentes e atores culturais do estado é aberta, gratuita e fundamental para a realização e êxito de ações coletivas e autogestionárias. Para participar basta se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/1H422nsUKF0ue2a9a0fo7frND3eB8JjqRh9QxFcYUWUs/edit