No Dia Internacional da Síndrome de Down, Câmara realiza noite de homenagens

“Que o mundo que vivemos hoje, seja um mundo de conquistas efetivas, apesar das ameaças de retrocesso. Temos muito a conquistar no nosso território”. Essas foram algumas das palavras da advogada Margarida Seabra, durante a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da síndrome de Down, de proposição da vereadora Nina Souza (PDT), que aconteceu na noite desta quinta-feira (21), no plenário Érico Hackradt. Os homenageados da festa estiveram acompanhados de amigos e familiares em um momento de muita emoção, principalmente para as mães, que ressaltaram o apoio da casa legislativa na inclusão das pessoas com Down na sociedade. Mãe do querido Jorge Câmara, o Jorgito, que é colaborador da Casa e um dos homenageados, Hermingarda Souza Leão agradeceu. “Aqui não tem preconceito, nem discriminação. Estou muito emocionada e feliz pelo amor que dão ao meu filho aqui na Câmara e o dia de hoje é uma prova de que apesar das limitações é possível se socializar”, disse. Há dez anos na Câmara Municipal de Natal, Jorgito também comentou a homenagem: “Estou muito feliz por esse momento tão inesperado e muito obrigado a todos os vereadores”, comentou.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Freire (PSDB), falou da importância da solenidade que é uma das mais esperadas todos os anos. “Há cada ano que passa eles vêm ganhando mais espaço no mercado de trabalho e sendo inclusos na sociedade. E são comemorações e homenagens como essas, que fazem, cada vez mais, que eles prosperem”, afirmou. A propositora da Sessão Solene, vereadora Nina Souza (PDT), falou da luta diária que as pessoas com síndrome de Down e suas famílias passam e ressaltou a necessidade do respeito. “São dias que são marcos, que trazemos à tona a necessidade do respeito, da inclusão, da perseverança e de se dar subsídios para que as pessoas que possuem Down possam transpor barreiras e mostrar exemplos exitosos”, comentou.

“No dia 21 de março evidenciamos todas as pessoas com síndrome de Down na busca do respeito e inclusão. Isso é a prova de que é possível sim incluir as pessoas com Down no esporte e no mercado de trabalho”, destacou a Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, vereadora Júlia Arruda (PODEMOS). Estiveram presentes também várias entidades representativas, entre elas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Natal. A representante da associação aprovou a iniciativa do legislativo municipal que incentiva cada vez mais o lado humano, valorizando cada pessoa. “Trazer pra cá hoje várias pessoas com essa Síndrome valoriza cada um dos presentes”, disse Maísa Menezes, representante da APAE.