Hermano promove Audiência Pública pelo Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

O deputado estadual Hermano Morais (MDB) será o propositor na próxima segunda-feira (25) de Audiência Pública pelo Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, a ser referendado no dia seguinte. O debate está marcado para se iniciar a partir das 14h, no Plenário Cortez Pereira, da Assembleia Legislativa do RN.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, quando células cerebrais se comportam de maneira excessiva que se expressa por crises epiléticas que geralmente se repetem. A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose (“ovos de solitária” no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas. Muitas vezes a origem pode ter também relação com má formação congênita do cérebro.

As crises podem se manifestar de diferentes maneiras. As convulsivas são quando a pessoa contrai os músculos como involuntariamente. Mas podem ocorrer ausências, quando a pessoa fica com o olhar fixo, perde contato com o meio por alguns segundos ou quando a pessoa não tem controle de seus atos, fazendo movimentos automáticos, como caminhar sem direção.