25º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia ocorre nesta semana em Natal

As mais recentes descobertas e novidades tecnológicas na Oftalmologia serão discutidas durante o 25º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia que inicia nesta quinta-feira (28) e segue até sábado (30), no SERHS Natal Grand Hotel, localizado no litoral sul da capital potiguar. O evento reunirá entre 800 e 1.000 participantes vindos de todas as regiões do Brasil e conta com uma vasta programação científica, além de apresentações de trabalhos científicos com defesas orais e pôsteres.

Marco Rey, copresidente do Congresso, sintetiza o evento como uma oportunidade para atualização a respeito dos temas ligados a uma das áreas da Medicina que mais evoluíram nos últimos 50 anos e é uma das três especialidades médicas mais procuradas entre os futuros profissionais de saúde. “A tecnologia tem favorecido bastante para que as cirurgias e os tratamentos na área da oftalmologia resultem em procedimentos menos invasivos, com possibilidade de recuperação cada vez mais rápida, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes e um resultado muito mais preciso”, reflete.

Durante o evento serão discutidos, entre outros assuntos, as novidades em nível mundial no que diz respeito ao tratamento e procedimentos cirúrgicos para doenças como catarata, glaucoma, miopia, olho seco, tumores oculares, estrabismo e descolamento de retina. Também será tratado sobre como as inovações tecnológicas têm sido utilizadas na oftalmologia, os algoritmos para indicação de cirurgias refrativas, a nova era das cirurgias 3D, o que há de novo no transplante de córneas e inteligência artificial em oftalmologia, só para citar alguns exemplos.

Outro grande avanço que merece destaque na área da oftalmologia, de acordo com o outro copresidente do Congresso, Nelson Galvão, são as lentes intraoculares atualmente utilizadas nas cirurgias. “A modernização das lentes nos possibilita realizar procedimentos muito mais eficientes para tratar problemas de visão ocasionados pela catarata que atingem boa parte da população adulta de maior faixa etária. Isso representa muito mais qualidade de vida”, analisa.