Natal realiza aproveitamento de materiais de poda para adubação

A Prefeitura do Natal, por iniciativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) deu início ao projeto de reaproveitamento dos resíduos sólidos oriundos das podas de árvores do município. Todo material gerado durante o serviço de manejo arbóreo será triturado e alocado em uma área onde passará por um processo de compostagem para ser utilizado como adubo no projeto de arborização da cidade.

A Semsur deu início às podas das árvores do município no dia 5 de dezembro, após assinar o contrato com a Engemaia & Cia Ltda. O valor global do contrato com a empresa é de R$ 3.664.854,90. Em um período de 45 dias, desde a assinatura do contrato, cerca de 700 árvores foram podadas e 300 m³ de resíduos remanescentes das podas de árvores, como galhos, troncos e folhagem, foram recolhidos. Esse material foi armazenado para que seja utilizado em breve como compostagem e, em seguida, como adubo do horto e demais áreas verdes do município.
Os trabalhos de poda começaram nos principais corredores urbanos da cidade com o objetivo desobstruir as áreas (semáforos, lombadas eletrônicas, postes) que foram afetadas pelo excesso de vegetação. O serviço foi iniciado com o manejo arbóreo nas avenidas Paulistana, Itapetinga e João Medeiros Filho, na zona Norte.
Na segunda quinzena de dezembro, a Secretaria de Serviços Urbanos deu início a poda das árvores da Avenida Prudente de Morais. Após a conclusão do serviço, os trabalhos serão realizados nas ruas Apodi, Jundiaí e Floriano Peixoto. Paralelo a isso, a secretaria iniciou os processos emergenciais de supressão vegetal em áreas de riscos.