Procuradoria da Mulher e Onu Mulheres homenageiam Fátima e Zenaide pelo êxito nas eleições

Por William Medeiros – com informações da Agência Senado.

A Procuradoria da Mulher promoveu nesta quarta-feira (5), com apoio da Onu Mulheres, café da manhã para congraçamento entre as senadoras recém-eleitas e aquelas que se despedem da casa. Emocionada, a atual procuradora da Mulher, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), parabenizou as recém-chegadas e destacou o sucesso das que foram eleitas para os executivos estaduais. Sendo uma delas, a Senadora Fátima Bezerra (PT-RN) a única governadora eleita no país, pelo estado do Rio Grande do Norte, e, também, a senadora Regina Sousa teve vitória no pleito como vice-governadora eleita no Piauí.

Ao lembrar que o mapa da ONU divulgado pela Procuradoria da Mulher foi revelador ao mostrar a baixa presença feminina na política, Ana Amélia, que disputou o cargo de vice-presidente da República nas eleições deste ano, destacou a eleição da senadora Fátima Bezerra para governar o Rio Grande do Norte. Fátima terá que renunciar ao cargo atual. Segundo a parlamentar, a vitória deve ser celebrada, mas também é motivo para reflexão. Ela foi a única mulher eleita para o governo de um estado neste ano.

Uma das três deputadas federais que se elegeram para o Senado — ao lado de Eliziane Gama (PPS-MA) e Mara Gabrilli (PSDB-SP) —, Zenaide Maia (PHS-RN), relembrou a trajetória de ingresso na política, atuando como secretária de Saúde, e os anos de aprendizado ao lado das mulheres na Câmara dos Deputados.

Placa

A senadora Rose de Freitas foi escolhida pelas senadoras que permanecem no Senado para entregar as placas de homenagem feitas pela Procuradoria da Mulher às parlamentares que deixam a Casa. “Nossa homenagem e reconhecimento pelo seu compromisso e dedicação no exercício do mandato em favor da valorização das mulheres e da nação brasileira” são os dizeres das placas de agraciamento recebidas pelas senadoras Regina Sousa, Ana Amélia, Lúcia Vânia, Vanessa Grazziotin, Marta Suplicy, Fátima Bezerra e Lídice da Mata.