Fátima defende implementação do SUSP e descontingenciamento de recursos na área de segurança

Por William Medeiros.

Na reunião dos governadores eleitos, que ocorreu , nesta quarta-feira, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil , em Brasília, a governadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a importância da implementação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e da valorização dos profissionais da área.

Fátima questionou o futuro ministro da Justiça e Segurança pública, Sérgio Moro, sobre as medidas que estão sendo pensadas para a edição do plano decenal de Segurança Pública. “Será aproveitado o plano em discussão do atual conselho de Segurança? O governo federal será parceiro dos governos estaduais na elaboração dos planos estaduais e municipais de Segurança?”, quis saber a governadora eleita.

Fátima defendeu ainda que os recursos federais para a segurança pública não sejam contingenciados. “Não basta ter um fundo e fonte de recursos, é preciso garantir que os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário Nacional não sejam contogenciados e sua liveração seja desburocratizada. Precisamos de orçamento e financiamento para implementar as ações de segurança pública”, reafirmou.

Fátima ressaltou ainda os índices de criminalidade e violência que assola o estado do Rio Grande do Norte. ” Vamos implementar um conjunto de ações para reduzir os índices de criminalidade e violência no estado, como valorização dos policiais, investimentos em inteligência, reestruturação do sistema prisional e políticas de prevenção com foco na educação integral”, garantiu Fátima.