Biblioteca Câmara Cascudo irá reabrir após seis anos fechada

Após seis anos fechado, o prédio da Biblioteca Câmara Cascudo foi entregue nesta quinta-feira (20) pelo Governo do Estado após passar por uma ampla reforma. Com 49 anos de existência, o prédio histórico se destaca não só pela relevância cultural, mas também educacional e turística. Por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria de Turismo, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, foram investidos R$ 2 milhões em obras e equipamentos para devolver a Biblioteca à população natalense.

Foram feitos os serviços de cobertura, instalação hidráulica, elétrica, climatização, combate a incêndio, elevadores, plataformas e acessibilidade, pisos e revestimentos, esquadrias de alumínio, grades de proteção e sistema de segurança. Além disso, a construção de salas de vídeo com ilhas de edição, salas de estudo, lanchonete, auditório e espaço infantil todo equipado.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Ivan Lira, relembrou com tristeza a época que passava em frente à Biblioteca e a via fechada. “Hoje o Governo do Estado está podendo devolver a dignidade a Natal e ao Rio Grande do Norte de possuir uma biblioteca pública aberta e em pleno funcionamento. É um ambiente de livros e pensamento que tínhamos carência na cidade. É um gesto simbólico e importante esse de hoje”, destacou.

O presidente da Fundação José Augusto, Amaury Júnior, ressaltou os mais de R$ 50 milhões investidos em cultura nos últimos quatro anos e o resgate da Biblioteca entre esses investimentos. “Natal ficou por muito tempo sendo a única capital do Brasil a não ter uma biblioteca pública aberta. A partir de hoje essa realidade muda e a cultura, a educação e o turismo recebem de volta este prédio histórico e muito importante para o Estado”, disse.