Vereadores garantem mínimo de 20% de fundo para custear gratuidades e meias passagens em Natal

Por William Medeiros.

Os vereadores de Natal voltaram a debater as mudanças no projeto de lei que irá balizar a Licitação dos Transportes na tarde desta quinta-feira (29) e garantiram, entre outras coisas a destinação de no mínimo 20% do Fundo Municipal dos Transportes Coletivos (FMTC) para subsidiar as gratuidades de idosos, meias passagens de estudantes e ainda com a possibilidade de reduzir a tarifa dos ônibus.
As discussões sobre a destinação dos recursos foram iniciadas na última quarta-feira (28) e retomadas hoje. Várias foram as propostas, mas a do vereador Sueldo Medeiros (PHS) foi aprovada pela maioria dos presentes garantindo o percentual mínimo do FMTC para subsidiar a tarifa, deixando o Executivo livre para aplicar um percentual maior. A chamada emenda foi aprovada pelo placar de 17 votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções. As discussões devem ser concluídas na próxima terça-feira (4).
“Nós precisamos entender que o valor destinado ao Fundo não é simplesmente para subsidiar a tarifa. Esse Fundo é utilizado para melhorias no sistema, como construção de abrigos, melhorias na malha viária, sinalização, por isso não pode pegar o dinheiro todo e colocar só para a tarifa. Tínhamos várias propostas, por isso vi que uma tarifa racional seria entre 10% e 30%. Após uma conversa com os colegas, deixei entre 20% e 30%, mas isso deixaria um teto, por isso coloquei o mínimo de 20%, que foi aprovado e deixa aberto ao prefeito aplicar o que quiser”, detalhou.