Vereador se reúne com superintendente do DNIT para discutir situação estrutural da Ponte de Igapó

Por William Medeiros.

A situação da Ponte de Igapó, a principal via de ligação entre a zona norte e a zona oeste de Natal, tem sido um alvo recorrente de preocupação da sociedade. Para saber qual a realidade atual do equipamento o vereador Felipe Alves (MDB) se reuniu na manhã desta sexta-feira (23) com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT/RN), Willy Saldanha Filho. Na oportunidade, a equipe do órgão federal reconheceu a necessidade da realização de um amplo serviço de manutenção na ponte, mas descartou as chances de um colapso em sua estrutura.

Os técnicos do DNIT/RN disseram que um estudo foi realizado para traçar um diagnóstico sobre a realidade da estrutura da ponte. Na escala técnica utilizada que vai de 5 a 1 (quanto mais baixa a nota pior a situação), o espaço ficou com uma nota 3: “Estamos realizando um novo levantamento que deve ficar pronto em dois meses para saber o nível de deterioração. O local necessita de reparos estruturais, mas descartamos qualquer tipo de ameaça de desabamento”, asseverou Willy.

O superintendente falou ainda que o DNIT/RN estava finalizando o projeto para iniciar os reparos estruturais na ponte, mas uma decisão do Tribunal de Contas da União inviabilizou a licitação dos serviços: “Iriamos utilizar o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), uma modalidade licitatória que dá mais celeridade ao processo, porém com essa deliberação tivemos que parar, infelizmente. O DNIT Nacional está trabalhando para reverter esse quadro e assim que tivermos a autorização reiniciaremos os trâmites”.

Felipe Alves agradeceu a equipe técnica do DNIT/RN pelos esclarecimentos prestados e disse que tem todo interesse em ver efetivado o reforço estrutural do equipamento, tendo inclusive promovido uma audiência pública no primeiro semestre deste ano para discutir esse mesmo tema.

“Diante do que nos foi passado na reunião irei propor aos demais vereadores que enviemos ao DNIT Nacional um requerimento em nome do legislativo da capital potiguar, reforçando a importância da execução dessa obra o quanto antes, levando-se em conta recentes episódios de desabamentos de estruturas viárias em Brasília e São Paulo. Não queremos que isso se repita em Natal”.