Reforma da UBS Ponta Negra deverá ser concluída ainda esse mês

Por William Medeiros.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal (CMN) visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponta Negra, na tarde desta segunda-feira (5), para acompanhar o andamento das obras de reforma que estavam previstas, inicialmente, para serem concluídas em julho desse ano. Um dos engenheiros responsáveis pela obra, Gabriel de Paula, explicou que, devido a adequações no projeto o prazo terminou sendo estendido, mas que o novo prazo é para entrega da obra é até o final desse mês. Ainda falta a pintura externa e limpeza do piso, aponta Gabriel.
Mesmo com a entrega da reforma, ainda restarão os mobiliários e a transferência de profissionais, insumos e outras estruturas necessárias ao funcionamento. Isso porque, enquanto a obra não é concluída, a UBS está funcionando provisoriamente dentro de um centro social mantido pelo vereador Ary Gomes (PDT).
Na unidade também funciona a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os dois atendimentos ainda têm o déficit de profissionais da saúde. No quadro de funcionários, estão faltando: um profissional odontólogo, um médico ginecologista, um médico pediatra e ainda de profissionais como técnicos de enfermagem.
A diretora da unidade, Elvira Maranhão, explicou que o bairro carece de atendimento e que chegou a ser estudada a possibilidade de transferência da unidade para outro bairro, mas que ela conseguiu manter o funcionamento para garantir o atendimento à população.
“Nós tivemos há seis meses. A situação melhorou um pouco, mas eu não acredito, pela minha experiência, que seja entregue em novembro. Ainda falta toda a compra de equipamentos, birôs, cadeiras, muita coisa. A saúde só funciona porque os funcionários e diretores vestem a roupa do povo indo atrás de um remédio, dando um jeito pra conseguir espaço, sempre dando um jeito. O que falta é prefeito, que não tem. Falta saúde, que aqui não tem”, externou o Presidente da Comissão Vereador Fernando Lucena (PT).