Chapa 10 Avança OAB é lançada em grande evento com promessa de campanha propositiva

Por William Medeiros.

O lançamento oficial da chapa 10 “Avança OAB” para as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) foi marcado por apresentação de resultados e propostas do advogado Paulo Coutinho, candidato à reeleição ao cargo em uma chapa que tem quase 80% de renovação e a advogada Samara Couto, de Mossoró, como candidata a vice-presidente. O evento reuniu centenas de membros da advocacia potiguar que lotaram o Olimpo Recepções, na noite desta segunda-feira (5).

Em sua fala aos presentes, Paulo Coutinho prometeu uma campanha limpa, que não cederá à pressão de chapa adversária para baixar ao nível como divulgação de notícias falsas. “Não vi ainda nenhuma proposta da chapa adversária, mas vi Fake News, deslealdade, informação invertida, mentiras. Mas é a última vez que vocês vão me ouvir falar sobre isso. Porque para cada ataque, responderemos com uma realização, com uma proposta”, declarou Paulo Coutinho, ressaltando que a advocacia não aprova uma campanha de provocações.

O presidente falou sobre o trabalho que vem sendo realizado na Ordem, de valorização da advocacia e defesa das prerrogativas, e de sua preocupação com a jovem advocacia, para a qual destina algumas das principais propostas para a próxima gestão. “Estou aqui para liderar e ser liderado por vocês. Sou candidato por vocês e é preciso avançar ainda mais. Avança OAB!”, disse. Paulo Coutinho apresentou os resultados da sua primeira administração, que cumpriu 90% das propostas apresentadas na última campanha. Entre as ações, destacou a inauguração da nova sede da Ordem e os mais de 20 mil atendimentos realizados na CAARN.

A candidata a vice-presidente Samara Couto, com 18 anos de experiência dedicados a advocacia, destacou que a gestão será de continuidade e avanços com a liderança de Paulo Coutinho. “Aceitei o convite e sei do desafio que me foi dado. Eu vi que que o trabalho foi feito e acredito que podemos fazer muito mais”, afirmou Samara.

O advogado Erick Pereira, candidato ao Conselho Federal, destacou em sua fala que ninguém conhece mais a OAB, do que Paulo Coutinho. “Nós temos que acreditar. O ideal que desejamos já foi plantado, mas precisamos avançar ainda mais para alcança-lo”, enfatizou. O conselheiro federal Aurino Giacomelli destacou que Mossoró e todo o interior estão com a Chapa 10. “Não podemos retroceder no trabalho que vem sendo realizado”, disse. A atual vice-presidente, Marisa Almeida, que é candidata na chapa 10 ao Conselho Federal, falou do trabalho na luta em defesa dos direitos das mulheres. “Tenham a certeza de que nós seremos a voz de todos vocês”, assinalou.

O advogado Daywsson Gurgel, do Conselho Seccional, afirmou que o gesto de mãos abertas espalmadas que simboliza a chapa, é também símbolo de que os que ali estão têm “mãos limpas”, transparência e trabalho. Já o presidente da Caixa de Assistência à Advocacia, Thiago Simonetti, afirmou que quem critica o trabalho da CAARN, é porque não conhece a instituição e seu papel social junto aos advogados.

Mais de 100 iniciativas em favor dos jovens

A Jovem Advocacia teve destaque já na abertura do evento, com o discurso do presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Nicácio Carvalho, e a presença de um grande número de jovens.  Nicácio informou que graças ao apoio da gestão de Paulo Coutinho, foram desenvolvidas mais de 100 iniciativas em favor da jovem advocacia. “Um trabalho possível com a liderança Paulo Coutinho. Com ele aprendemos que na OAB podemos ser do tamanho que quisermos ser!”, ressaltou.

A candidata a vice-presidente da CAARN, Fabiana de Souza lembrou do trabalho de Paulo Coutinho junto a formação dos advogados e promoção de ações institucionais. “Nunca vimos tantos cursos serem desenvolvidos pela Escola Superior de Advocacia, nem tantos eventos serem realizados. Com humildade, dedicação e apoio dos advogados, vamos construir uma ordem ainda melhor”, ressaltou a advogada. Natural de Parelhas, Fabiana também falou da participação das mulheres que representam 40% da chapa, além da presença de integrantes de várias regiões do estado. “Na nossa chapa não existe OAB da Capital ou do interior. Acreditamos na valorização igual para todos os advogados do estado”, completou o advogado Marx Helder Pereira, presidente da seccional da OAB em Caicó/RN.

O evento contou ainda com a apresentação dos membros da diretoria, integrantes da composição da CAARN e membros do Conselho Estadual e Federal. A diretoria do Conselho Seccional conta ainda com os advogados Rodrigo Menezes, como secretário-geral; Marília Almeida Mascena, como secretária-geral adjunta e Jaciratan Ramos como tesoureiro.

 Após o lançamento, Paulo Coutinho segue com agenda de campanha pelas cidades de Goianinha (hoje), Assú e Macau (amanhã), Mossoró (8), Currais-novos (9) Parelhas (9), Caicó (9) e Pau dos Ferros (10).