Fátima Bezerra destaca demandas dos governadores do Nordeste ao presidente eleito

Por William Medeiros – com informações da Agência Senado.

Em pronunciamento no Plenário na tarde desta quarta-feira (21), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou as demandas que os governadores eleitos e reeleitos do Nordeste decidiram encaminhar ao presidente eleito Jair Bolsonaro. A parlamentar participou pela manhã de uma reunião na qual foram definidas as propostas.

De acordo com a parlamentar, a primeira questão é a retomada com urgência de obras federais no Nordeste visando ao crescimento econômico e à geração de empregos. Segundo Fátima Bezerra, a ênfase deve ser dada para a infraestrutura. Ela defendeu na reunião que fosse cobrada do governo federal a aceleração dos trabalhos para concluir o projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

Entre os outros itens que constam da carta dos governadores nordestinos a Bolsonaro, figuram a celebração de um pacto nacional pela segurança pública e a necessidade de uma reforma tributária que corrija distorções. Também foi demandado o desbloqueio das operações de crédito dos Estados, a conversão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em uma política permanente e a busca de uma solução para o programa Mais Médicos após a saída dos profissionais cubanos.

— Quero aqui dizer da nossa expectativa de que, no próximo dia 12, quando haverá uma reunião do Fórum Nacional dos Governadores eleitos e reeleitos do Brasil, possamos ter, do presidente eleito e de sua equipe, uma sinalização concreta no que diz respeito a que possamos avançar no atendimento dessas justas reivindicações que os governadores do Nordeste encaminharam hoje, através dessa carta — declarou.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.