Deputado do RN destaca importância de investimentos públicos em pesquisa

Por William Medeiros.
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º), o deputado estadual Hermano Morais (MDB) se pronunciou em favor de investimentos públicos em pesquisa. Segundo o parlamentar, os valores previstos para esse fim, nos âmbitos estadual e nacional, estão abaixo do ideal.

“No Brasil e no Rio Grande do Norte, investimentos menos do que deveríamos. Mesmo assim, temos acumulado sucesso, pela persistência de pessoas, que se dedicam, que procuram buscar caminho para melhorar a vida em sociedade. O caminho não pode ser a redução de recursos e sim a ampliação”, disse ele.

Hermano Morais demonstrou o quanto o apoio à pesquisa pode incrementar as atividades econômicas norte-rio-grandenses, utilizando a cajucultura como exemplo. Nesse contexto, o deputado destacou os trabalhos da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapern).

Ainda em sua fala, o parlamentar afirmou que, todos os anos, por meio da Comissão de Educação da Assembleia, que preside atualmente, encarta emendas ao Orçamento para melhorar investimentos em pesquisa. As mudanças ao texto original colaboram, de acordo com ele, com a majoração de recursos destinados à descoberta de novos conhecimentos.