Deputado destina R$ 200 mil para Projeto de incentivo a esportes náuticos em Natal

Por William Medeiros.

O prefeito Álvaro Dias recebeu na tarde desta segunda-feira (19), em seu gabinete, o deputado federal Beto Rosado para tratar sobre a destinação de emenda orçamentária indicada pelo mandato do parlamentar no valor de R$ 200 mil. Os recursos serão aplicados na execução do projeto Velas do Potengi. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o projeto prevê a inserção de crianças de áreas ribeirinhas no esporte à vela.

O valor da emenda deverá ser empenhado ainda este ano e o Velas do Potengi deve ser iniciado no primeiro semestre de 2019. Serão iniciados no esporte à vela 70 alunos da rede municipal de Natal e que morem nas comunidades próximas ao rio Potengi, como Redinha, Passo da Pátria e Rocas. “O projeto tem dois fortes traços: primeiro, favorece e estimula a prática esportiva; no outro, promove a inclusão social dos seus participantes”, destaca o prefeito, que agradeceu ao deputado pelo apoio ao Velas do Potengi. “Saúdo o gesto do deputado Beto Rosado em ajudar a firmar essa parceria com Natal e com sua população”.

Além de conhecimento e prática do esporte, o projeto levará conhecimento para essas crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e sustentabilidade, e também sobre manejo do barco. “Ficamos gratificados com a proposta do deputado Beto Rosado, porque não se trata de um esporte convencional de grande participação das pessoas, e, além de possibilitar o contato dessas crianças com a vela, há outros valores agregados, como o conhecimento sobre sustentabilidade e a convivência social”, afirma a secretária municipal de Esporte e Lazer, Danielle Mafra.

Segundo o deputado, esporte é um agente de inclusão e transformação social e, por isso, decidiu destinar emenda para a revitalização do esporte de vela em Natal. “O projeto será executado pela Prefeitura em parceria com o Iate Clube, que deve atender o bairro de Santos Reis e comunidades como Vietnã e Brasília Teimosa, onde crianças e adolescentes estão expostas à violência diariamente”, explica Beto Rosado.

Participaram da reunião com o prefeito, além do deputado Beto Rosado e da secretária Danielle Mafra, André Miranda, coordenador do projeto pela SEL, e Alexandre Augusto Lima da Costa, sócio atleta no iate clube de Natal, velejador há 30 anos e instrutor há 22 anos.

Foto: Anderson Régis.