Pesquisa aponta desafios e oportunidades para o Bairro da Ribeira

Por William Medeiros.

A Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal recebeu da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) uma pesquisa de opinião sobre o Bairro da Ribeira feita para avaliar a percepção dos empresários, moradores, trabalhadores e consumidores que frequentam a localidade. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (30) durante uma reunião no plenário da Casa.
Entre outras coisas, o estudo pretende oferecer ao poder público um leque de informações que servirá como base para formulação de ações e estratégias que visem solucionar problemas enfrentados pela população que circula no bairro. A boa notícia é que 67% dos entrevistados acreditam que a Ribeira é muito importante para a cultura de Natal e do Rio Grande do Norte.
No que se refere as razões que fazem as pessoas frequentarem a região, foi identificado que o principal fator é trabalho ou negócio (52%). Em segundo lugar se destaca a busca por serviços (51,9%), pois na localidade se concentra vários órgãos públicos. As compras foram mencionadas por 22,6% dos entrevistados, já que é um bairro comercial. Além disso, aparecem como razões para frequentar o bairro lazer/festas (18,2%), cultura local (16%), residência (12%) e outros (8,2%).
Uma informação importante é que para os empresários os motivos de fechamento dos negócios na Ribeira estão relacionados a falta de investimento (62,1%), infraestrutura (41,7%), segurança (39,8%) e degradação do patrimônio histórico (39,8%). Assim como os empresários, 55,8% dos moradores entrevistados dizem que o afastamento dos comerciantes do local é a ausência de investimento público.
O diretor executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz, falou que as pessoas tem a noção que o bairro não recebe a devida atenção, além de acharem que a estrutura física se encontra mal preservada. “A despeito do senso comum de que o local é relevante culturalmente, o nível de conhecimento sobre a história da Ribeira fica a desejar, pois a média situa-se entre pouco e razoável, o envolvimento com projetos e programas sociais é considerado baixo. Podemos concluir que há necessidade de se ter maior conhecimento da importância do bairro para a cidade e investimentos, principalmente pelo seu potencial econômico e cultural”, explicou.
De acordo com o vereador Paulinho Freire, presidente da Comissão de Turismo, o Legislativo agora tem um caminho a seguir no sentido da elaboração de um projeto de revitalização do Bairro da Ribeira. “Quando iniciamos a discussão existia muito achismo. Agora, com essa pesquisa, temos dados com fundamentação técnica que serão essenciais para conseguirmos desenvolver políticas públicas eficientes para a região. Aproveito para agradecer a Fecomércio RN pela elaboração desse estudo”.
“A partir deste momento daremos novos encaminhamentos; vamos marcar uma reunião com o prefeito para que ele possa receber este relatório, e através disso dizer o que a Prefeitura pretende fazer pela Ribeira. Já no próximo dia 13 nós estaremos numa caminhada no bairro junto com todos os segmentos que atuam no local para vermos de perto os problemas. Tá mais do que na hora da Ribeira ser revitalizada. Acredito que com a volta do comércio e do turismo a região tem tudo para se tornar um grande pólo arrecadador para o Município”, concluiu Paulinho Freire.

0 comments on “Pesquisa aponta desafios e oportunidades para o Bairro da RibeiraAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!