Parlamentares do RN cobram do Ministro dos Transportes a liberação de recursos para obras da BR 101, Gancho de Igapó e Reta Tabajara

Por William Medeiros.

Nesta quarta-feira, 24, o coordenador da bancada do Rio Grande do Norte, deputado federal Felipe Maia (DEM) e o senador José Agripino Maia (DEM), junto com os diretores e técnicos do DNIT Nacional e do Rio Grande do Norte, estiveram com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, para solicitar a liberação de recursos financeiros para dar continuidade às obras da BR 101, do Gancho de Igapó e da Reta Tabajara. Segundo Felipe Maia, são três obras de extrema importância para o estado, pois são vias de acesso a pontos de grande circulação de veículos.

“Sem dúvidas, o fluxo de veículos que trafegam nas vias onde essas obras estão em andamento irá melhorar muito. Por isso, queremos que essas obras sejam finalizadas o mais breve possível. No caso da BR 101, em junho tivemos a promessa do Ministro que a seria incluído na PLOA 2019, um saldo remanescente de R$ 40 milhões para a finalização da obra, mas infelizmente ficaram previstos apenas R$ 15 milhões. Um saldo bem inferior, por este motivo, cobramos hoje a liberação do valor restante, para garantirmos a conclusão desse projeto. Ficou acordado que a bancada iria buscar recursos”, explicou o deputado federal.

Também foram cobrados recursos para o Gancho de Igapó e para a Reta Tabajara. De acordo com o parlamentar, o Ministro se comprometeu em ver a viabilidade da liberação junto ao Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago Jr., para que as obras possam ser finalizadas.

“O Ministro foi sensível às nossas demandas e se comprometeu em conversar com o Ministro Esteves e também com o relator do Orçamento de 2019, o senador Waldemir Moka (MDB-MS), para que seja analisada a viabilidade de liberar mais recursos para as obras, devido a importância dessas vias para o Rio Grande do Norte”, enfatizou Felipe Maia.

Além dos parlamentares, a audiência contou com a participação do Superintendente do DNIT/RN, Antônio Willys Saldanha Filho, a Coordenadora de Engenharia do DNIT/RN, Thatiana Queiroga, o Diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Antônio Garcia e o Diretor Geral do DNIT José da Silva Tiago.