Guarda Municipal de Natal vai garantir segurança em 28 locais de votação

Por William Medeiros.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai atuar, por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN), na segurança dos eleitores e dos locais de votação na véspera (06) e no dia da eleição (07). O Plano de Operações da GMN foi apresentado pelo subcomandante de Segurança da corporação, Isaac Nicácio, durante uma reunião no Centro de Comando e Controle Regional do RN. De acordo com o subcomandante de Segurança, Isaac Nicácio, o plano é utilizar um efetivo de 120 guardas municipais distribuídos nas quatro Zonas Eleitorais de Natal. Será utilizado o efetivo de agentes do serviço regular do dia, além de guardas de folga, que receberão diária operacional para atuar na véspera e no dia da eleição.

Durante a apresentação do Plano de Operações da GMN, foi mostrado que a corporação vai atuar com guardas municipais patrulhando as quatro Zonas Eleitorais da capital. A GMN vai garantir a segurança de 28 unidades de votação que vão funcionar em prédios municipais, compreendendo escolas e centros municipais de educação infantil. O objetivo dos guardas municipais é o de zelar pela segurança dos eleitores, prevenir e reprimir crimes eleitorais nos pontos de votação e áreas adjacentes. O secretário da Semdes, Paulo Victor Barra, lembrou que essa é a primeira vez que a Guarda Municipal participa diretamente do esquema de segurança das eleições, sendo essa uma iniciativa pioneira da Prefeitura do Natal, no sentido de contribuir com a tranquilidade do pleito e de integrar cada vez mais a atuação da corporação aos anseios da população.

O patrulhamento da GMN vai iniciar às 12h do dia 06 de outubro e finalizado às 18h do dia 07. Os guardas municipais utilizados na segurança das eleições serão os lotados na Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e no Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa).