ALRN fica fora do ar após ataque de hackers que exigem dinheiro

Por William Medeiros – com informações do Portal no AR.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sofreu um ataque de Hackers conhecido como ‘ransonware’, um tipo de sequestro de dados, mediante pedido de resgate em dinheiro. Os primeiros sinais de instabilidade foram notados na noite de quarta para quinta-feira passada, tendo o site oficial da Casa saído do ar totalmente na sexta-feira (07). O valor exigido pelos hackers não foi confirmado. A assessoria de comunicação garantiu que “os dados da Casa estão intactos”, mas confirmou a suspensão total dos trabalhos devido ao ataque. O órgão emitiu uma nota nesta quarta-feira (12), confira:

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte informa à sociedade, à imprensa e aos órgãos de controle que o sistema de informática foi atingido por um ataque de vírus promovido por hackers. Permanecem preservados os bancos de dados internos.

No momento em que ocorreu a invasão, precavidamente, a Assembleia optou pela suspensão temporária da sua página na internet, fechando o sistema para evitar transtornos.

É importante esclarecer que o serviço da rede de internet do Poder Legislativo é contratado à operadora OI e a Assembleia tem licença para uso de todos os programas, incluindo softwares de segurança. Outros órgãos públicos também foram atingidos pelo vírus com origem internacional.

O Poder Legislativo lamenta a interrupção momentânea das informações do trabalho dos deputados estaduais, ao mesmo tempo em que reafirma que todas as medidas cabíveis já foram tomadas e que as diretorias administrativas e de informática estão trabalhando para uma solução com brevidade.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Palácio José Augusto
Foto: Reprodução/Portal no AR.