TRE-RN alerta para mudanças de zonas eleitorais, seção e local de votação

Por William Medeiros.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte alerta os eleitores potiguares sobre a importância de conferir os números da Zona Eleitoral, Seção e o local de votação, para as Eleições 2018.

No ano passado foram extintas 09 zonas eleitorais no Estado. Atualmente o RN possui 60 Zonas Eleitorais. 35 municípios passaram por redistribuição e 235.308 eleitores estão envolvidos nessas mudanças.

Cada eleitor precisa pesquisar com antecedência os números da sua Zona Eleitoral, Seção e o Local de votação, para exercer sua cidadania no dia 07 de outubro, data das eleições, em primeiro turno. Você pode estar em uma dessas situações abaixo:

Situação 01
Sua Zona Eleitoral, Seção e o Local de Votação permanecem os mesmos.

Situação 02
Sua Zona Eleitoral, Seção Eleitoral permanecem os mesmos, porém o Local de Votação mudou.

Situação 03
Sua Zona Eleitoral mudou, assim como o número da sua Seção Eleitoral, porém o Local de votação permanece o mesmo.

Situação 04
Sua Zona Eleitoral mudou, assim como o número da sua seção eleitoral e o local de votação

Saiba Onde Votar

O eleitor pode conferir onde irá votar através das seguintes opções:

1. Acesse o site do TRE-RN ( www.tre-rn.jus.br ). No espaço “Serviços ao Eleitor”, clique em “Local de votação”. Preencha os dados para conferir os números da sua Zona Eleitoral, Seção e o local de votação;
2. Baixe o aplicativo e-título: Lá você cadastra seus dados e em seguida visualiza os números da sua zona e seção eleitoral, assim como você pode clicar no ícone “onde votar” e visualizar o endereço do local de votação;
3. Clique no banner na capa do site do TRE – RN e tenha acesso aos Relatórios com todas as mudanças relativas as Zonas Eleitorais, Seções e Locais de votação no Estado. ( http://www.tre-rn.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018 ).

Título de Eleitor impresso

E se os números da zona eleitoral e da seção forem diferentes dos que estão impressos no título de eleitor? Ficarão valendo os novos números, expostos no site ou através do aplicativo e-título. Não havendo prejuízo para o exercício do voto.

Com o aplicativo e-título você poderá apresentá-lo no dia da votação para exercer a sua cidadania. Caso não tenha o aplicativo, sugerimos que anote os novos números da zona e da seção eleitoral, se este for o seu caso.

Reforçamos que se você está regularizado com a justiça eleitoral, o seu título de eleitor continuará valendo, mesmo que haja mudanças devido ao rezoneamento. Você poderá apresentá-lo normalmente no dia da votação.

Por isso, ao pesquisar o local de votação e você perceber que seus números de Zona e Seção Eleitoral mudaram em relação ao que tem impresso no seu título de eleitor, não se preocupe! Baixe o aplicativo e-título, disponível nos sistemas IOs e Android.

166.065 eleitores de Natal tiveram mudança de Zona Eleitoral e Seção de Votação

Através da Resolução nº 14, de 19 de outubro de 2017, foi feito o rezoneamento do eleitorado do município de Natal. Com as alterações, 423 seções eleitorais de 73 locais de votação mudaram para a circunscrição de outra zona eleitoral.

Com isso aproximadamente 166.065 eleitores em Natal tiveram mudança de zona eleitoral e seção de votação, o que significa aproximadamente 29,78% do eleitorado da capital. 41,13% das mudanças ocorreram na Zona Norte da capital.

As alterações atingem os seguintes bairros de Natal:

Potengi – 166 seções eleitorais em 29 locais de votação
Lagoa Nova – 61 seções em 8 locais de votação
Candelária – 43 seções em 10 locais de votação
Barro Vermelho –37 seções em 4 locais de votação
Cidade Alta –32 seções em 4 locais de votação
Tirol –29 seções em 6 locais de votação
Bom Pastor –24 seções em 3 locais de votação
Nazaré –23 seções em 3 locais de votação
Alecrim –21 seções 3 locais de votação
Redinha –8 seções 3 locais de votação