Prefeitura do Natal firma termo com BNDES para projeto de iluminação pública

Por William Medeiros.

O prefeito Álvaro Dias assinou na tarde desta quinta-feira (09) um termo de cooperação técnica com o Banco Nacional do Desenvolvimento, na área de iluminação pública, para dar início a estudos sobre as necessidades de Natal e posterior implantação de projeto de expansão e instalação de lâmpadas de led. Segundo dados do banco, Natal possui 56 mil postes. A reunião com a equipe do BNDES contou com a participação dos secretários Municipais de Serviços Urbanos, Jonny Costa, e de Governo, Kléber Fernandes.

“O município de Natal tem interesse e busca a eficiência em iluminação pública”, disse o prefeito Álvaro Dias, referindo-se principalmente ao combate à violência na cidade.

A equipe do BNDES apresentou ao prefeito o que pode ser contemplado dentro do Programa de Parceria para Investimentos, criado através da Lei Nº 13.334, que prevê o fortalecimento de parcerias entre governos municipais e estaduais e a iniciativa privada.

Inicialmente, a intenção do acordo prevê que o BNDES realize estudos sobre as necessidades de Natal quanto à iluminação pública, faça um diagnóstico e apresente ao Município cenários de soluções. Diante deste diagnóstico, a equipe técnica da Prefeitura, que será formada com integrantes da Semsur, definirá qual o melhor projeto a ser aplicado nas ruas da cidade levando em conta os gastos também levantados pelo estudo.

Com esse investimento os gastos com a iluminação pública podem cair em até 50%. O secretário de Serviços Urbanos exemplificou que no mês passado o custo foi de cerca de R$ 1,7 milhão com iluminação pública na cidade.

“É prioridade de governo da Prefeitura para a segurança de Natal e pretendemos viabilizar o mais rápido possível”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Jonny Costa.

Os custos destes estudos técnicos realizados pelo BNDES com equipe de consultoria, serão pagos pela empresa ganhadora da licitação para a implantação do projeto. De acordo com o cronograma apresentado pelo banco, a licitação deve ser realizada no segundo semestre do próximo ano.

“É importante destacar que o Município vai economizar com a implantação deste projeto e a população vai ganhar com o oferecimento de serviço melhor, com lâmpadas de led”, afirmou um dos representantes do BNDES, Nelson Siffert.

Foto: João Maria Alves.