Fátima defende aprovação da PEC que torna o FUNDEB permanente

Por William Medeiros – com informações da Agência Senado.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), A PEC 24/2017, a qual a petista é relatora. Ela lembra que o prazo de validade do Fundeb se encerra no fim de 2020, “o que exige que a matéria seja discutida com toda a sociedade, mesmo que a intervenção federal no Rio de Janeiro impeça a votação da matéria neste ano”, acrescentou.

Fátima explicou ainda que o Fundeb ajuda a financiar a educação no país, desde a creche até o ensino médio, porém é insuficiente para a implementação do Plano Nacional de Educação por estados e municípios. Por isso, ela ainda pede que se amplie a participação da União no financiamento da educação básica.

“Temos pela frente desafios imensos, como a ampliação do acesso de nossas crianças às creches, a melhoria da qualidade do ensino fundamental e do ensino médio, a expansão da educação integral e a valorização dos trabalhadores em educação, desafios esses que estão reunidos em metas contidas no plano nacional de educação”, disse Fátima.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.