Entidades médicas e Prefeitura do Natal discutem plano municipal de carreira

Por William Medeiros.

A implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos médicos municipais foi o assunto discutido em assembleia, na noite desta quinta-feira (09), no auditório do SINMED/RN, com as presenças do Presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN, Dr. Marcos Lima de Freitas, do presidente em exercício do SINMED/RN, Dr. Francisco das Chagas Bastos Filho, do Prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), do secretário municipal de Saúde, George Antunes, além de representantes da diretoria do SINMED/RN, secretários da prefeitura de Natal e classe médica municipal.

Durante a assembleia, o prefeito Álvaro Dias garantiu que a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos médicos municipais deverá acontecer a partir de novembro deste ano.  “A queda da arrecadação da prefeitura foi um dos principais motivos para que até o momento a implantação não tenha acontecido. A situação da prefeitura não é fácil, mas a partir de novembro nós temos como promover o enquadramento e fazer a implantação gradual do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos médicos”, disse o prefeito.

O presidente do CREMERN ressaltou a necessidade da união das entidades médicas e explicou o porquê que o Conselho está preocupado também com essas questões, além da sua finalidade de fiscalização e normatização da prática médica. “É difícil praticar a medicina com salários atrasados, salários aviltantes. O plenário do Conselho refletiu e resolveu que não tem como ficar inerte e tem contribuído com o que pode com o sindicato. Inclusive, os atrasos salariais do Governo do Estado também estão para serem cobrados através de uma ação do CREMERN. No próximo dia 20 teremos uma audiência na Justiça Federal para cobrar que os salários e 13º sejam pagos”, disse Dr. Marcos Lima de Freitas.