Comissão da CMN encontra 14 ambulâncias paradas na Região Metropolitana de Natal

Por William Medeiros.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizou uma visita ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) responsável por atender a região metropolitana de Natal e encontrou 14 ambulâncias paradas aguardando pequenos reparos.

“Encontramos aqui um cemitério como todos os outros. São 14 ambulâncias seminovas sem rodar e, ao mesmo tempo que você não tem essas ambulâncias rodando, o Estado aluga outras 14. Isso mostra que o problema da saúde não é dinheiro. É o desmando e a má administração. Não é possível se ter ambulâncias paradas e terceirizar por uma fortuna. O dinheiro é do povo. O povo é que precisa saber onde o seu dinheiro está sendo investido. Sempre tenho dito: a terceirização é a mãe da corrupção”, comentou o vereador Fernando Lucena (PT). O vereador Franklin Capistrano (PSB), que também integra a Comissão e que participou da visita, destacou que todos os materiais encontrados serão pauta de uma audiência com os secretários de saúde tanto do Estado, quanto do Município.

A Comissão de Saúde está montando um relatório que será entregue aos órgãos de controle como Tribunal de Contas da União (TCE) e do Estado (TCE) e aos órgãos de investigação como Ministério Público Federal (MPF) e do Rio Grande do Norte (MPRN) para que as medidas cabíveis sejam tomadas pelos respectivos órgãos.