Tailândia já resgatou oito crianças em caverna

Por William Medeiros .

Segundo informações da Marinha tailandesa, quatro meninos foram resgatados de uma caverna alagada na Tailândia nesta segunda-feira, 9. Com isso, já são oito os garotos retirados, 15 dias após eles terem ficado presos no conjunto de galerias subterrâneas no norte do país. O local foi inundado por uma tempestade.

As autoridades retomaram no fim da madrugada desta segunda-feira (início da tarde, no horário local) a operação de resgate das oito crianças e o técnico de futebol que permanecem presos dentro de uma caverna inundada no norte da Tailândia, o chefe da operação, governador interino da Província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn. A primeira fase dos trabalhos resgatou quatro crianças pelos túneis estreitos entre a entrada da montanha à câmara onde está o grupo.

Segundo o ministro do Interior da Tailândia, Anupong Paojinda, a equipe de resgate será a mesma que retirou as primeiras quatro crianças da caverna. O grupo precisou pausar a operação de resgate por mais de dez horas para reabastecer os reservatórios de oxigênio utilizados na travessia nas áreas submersas. O representante do governo também afirmou que as crianças salvas estão em estado estável no hospital, mas ainda serão mantidas separadas dos pais por causa de riscos de infecções.

Durante a noite de domingo para segunda, fortes chuvas caíram na região da caverna e ainda é incerto o quanto a tempestade pode ter impactado nos níveis de água dentro da caverna. Especialistas alertam que novas pancadas de chuva estão previstas para os próximos dias.

*Com informações do Agora RN*

Foto: Estadao.