Ministro da União Europeia visita a Prefeitura de Natal para firmar parcerias na área de tecnologia

Por William Medeiros.

O Ministro-conselheiro da União Europeia no Brasil, o português Carlos Oliveira elogiou as iniciativas de Natal na área de tecnologia e no processo de desenvolvimento do projeto de cidade inteligente e humana. Em visita à Prefeitura de Natal, nesta quinta-feira (26), o representante da Europa foi recebido pelo secretário de governo, Kleber Fernandes, que representou o prefeito Álvaro Dias.

“A cidade de Natal me foi apresentada como um exemplo, um lugar que dá gosto viver e quis conhecer de perto essa realidade. Quero dizer que fiquei bastante impressionado com o que vi. Além das belezas naturais maravilhosas, me chamou atenção a capacidade de colaboração entre os entes como a Prefeitura e a Universidade. Pode ter certeza que deixo a cidade bastante impressionado e que pretendo voltar para aprofundarmos essa parceria. Essa foi apenas a primeira de muitas visitas que faremos”, comentou o Ministro.

Na função há um ano, Oliveira revelou que uma de suas principais atividades é a construção de elos de ligação entre experiências exitosas que estejam sendo realizadas na Europa e no Brasil. “Estamos interessados em conhecer mais para iniciarmos as parcerias. Queremos usar essa relação para alavancar o progresso e o desenvolvimento nos dois lados”, explicou.

O secretário de governo, Kleber Fernandes justificou a ausência do prefeito Álvaro Dias, mas garantiu que o chefe do executivo municipal está empolgado e empenhando no projeto da cidade em se transformar num polo tecnológico. Fernandes citou vários exemplos de projetos já desenvolvidos em Natal. “Temos a iniciativa do Parque Tecnológico, o Potibus (aplicativo da STTU), o Fala Natal, o Monitora Natal, a Rádio Web e os Dados Abertos das tarifas de transporte público”, disse.

Natal, inclusive, é a primeira cidade da América Latina a abrir 100% das informações para a composição das tarifas públicas. “Existe uma experiência que começou em São Paulo, mas lá os dados não são 100% abertos”, enfatizou a secretária da STTU (Mobilidade Urbana), Elequicina Santos. “Também gostaria de acrescentar a possibilidade que se abre para parcerias com a Barreira do Inferno na área de tecnologia”, revelou o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Daniel Nicolau Pinheiro, que também esteve presente na reunião, ao lado do vereador Sueldo Medeiros, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Natal.

Um dos projetos de interesse da União Europeia é o de transformação do bairro da Ribeira em um bairro “inteligente e humano”. A Diretora de Desenvolvimento Sócio Econômico da Secretaria Municipal de Planejamento, Irani Santos afirma que Natal, em breve, será reconhecida como um “show case” de cidades inteligentes e humanas e que o encontro foi importante para iniciar uma colaboração maior com a União Europeia. “Vamos transformar a Ribeira em um projeto ícone, dentro de uma característica de projeto piloto de bairro inteligente e humano”, festejou.

O professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Álvaro de Oliveira, natural de Portugal, também presente no encontro, disse não ter dúvidas que Natal se encontra à frente de todo o País no que diz respeito a relação município/universidade. “Me considero um filho de Natal e vejo que a cidade é um exemplo para o País nessa relação. Tenho uma expectativa muito boa no que diz respeito ao desenvolvimento dessa parceria com a União Europeia”, analisou.

O Secretário de Governo, Kleber Fernandes encerrou a reunião convidando o Ministro Carlos Oliveira a retornar o mais breve para a continuidade do processo de parceria entre a União Europeia e Natal. “Em nome do prefeito Álvaro Dias, agradeço a visita e deixo a Prefeitura e sua estrutura à disposição para que possamos aprofundar essa relação de extrema importância para a cidade”, concluiu.

Foto: Assessoria.