Em Natal, Federações discutem implantação do eSocial

Por William Medeiros.

As federações de transporte, indústria, comércio e agricultura estiveram reunidas nesta semana, na sede da Fecomércio, em Natal-RN, para discussão da implantação do e-Social e organização da rodada de treinamentos para os setores sobre o tema. O representante da Fetronor, o superintendente Eiblyng Scardini Menegazo, disse que o encontro serviu ara conhecer melhor as mudanças no ambiente empresarial com a implantação do e-Social, uma vez que se trata de uma exigência com cobranças de multas para aquelas que não cumprirem a norma.

A partir deste ano, as empresas também terão que adotar o sistema. Inicialmente, as que têm um faturamento anual superior a R$ 78 milhões ficaram obrigadas a usar o e-Social. As demais empresas serão obrigadas a aderir ao sistema a partir do dia 16 de julho de 2018. Já os entes públicos só terão que aderir ao sistema a partir de 14 de janeiro de 2019. A implantação é progressiva, até que todos os dados passem a ser entregues neste sistema.

Sobre o E-social

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Foto: FETRONOR.