Secretaria de Educação emite nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Gonçalo do Amarante/RN esclarece que não fechará nenhuma das escolas da rede municipal. Entretanto, a SME, com o intuito de otimizar os recursos públicos e melhorar a qualidade do ensino, está implementando o processo de nucleação que consiste na organização das unidades escolares por modalidade de ensino, conforme as especificidades: ensino infantil e fundamental (do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano).

Assim, nas comunidades Rio da Prata, Igreja Nova e Alagadiço Grande o processo de nucleação está sendo formatado da seguinte forma: as Escolas Leonel Mesquita e Damião Januário , em Rio da Prata e Igreja Nova, respectivamente, atenderão alunos do Ensino Infantil ao Fundamental do 1º ao 5º ano; já a Escola Alfredo Mesquita, em Alagadiço Grande, atenderá o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

Em face das mudanças, a Secretaria de Educação vai transformar as unidades escolares, acima mencionadas, em escolas de Tempo Integral por meio dos Programas Mais Educação, Mais Alfabetização; e, assim, com mais tempo de formação e escolaridade, evitando a evasão escolar, diminuindo o índice de reprovação e repetência do corpo discente.

A secretaria ainda ressalta que os argumentos do possível fechamento de escolas nas comunidades são infundados, e partem de pessoas que tão somente visam o interesse pessoal, e não da escola como todo – tendo em vista na melhoria do sistema educacional do município.