Ipem/RN fiscaliza equipamentos de proteção individual

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) realizou entre 7 e 11 de agosto a fiscalização de equipamentos de proteção individual (EPIs) em operação “Mãos à Obra”. Capacetes de segurança, máscaras, luvas isolantes, talabartes, peças semifaciais, dispositivos trava-quedas e cinturões de segurança estão entre os produtos verificados pelo órgão. Foram mais de dois mil e seiscentos produtos fiscalizados, mas nenhum apresentou irregularidades.

A fiscalização foi realizada em lojas de materiais de construção civil. O objetivo é verificar se os equipamentos de proteção individuais comercializados estão dentro das normas de segurança e qualidade exigidas pelo Inmetro, ou seja, se estão certificadas ou não. Além do selo de conformidade do Inmetro, os EPIs têm que conter informações obrigatórias como razão social, identificação do lote de fabricação, modelo, cor e instruções de uso.

O consumidor que encontrar algum desses produtos sem o selo do Inmetro ou tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem/RN, por meio do telefone 0800 281 4054.