Frente apresenta mediadores para projeto de mediação comunitária

Os 22 voluntários que vão trabalhar como mediadores e conciliadores no projeto de mediação comunitária, foram apresentados nesta manhã (10) durante reunião da Frente Parlamentar de Mediação e Arbitragem, da Câmara Municipal de Natal. Eles passarão pelo curso de formação e capacitação que será coordenado pelo Tribunal de Justiça do estado (TJRN), em parceria com o legislativo natalense. A reunião foi coordenada pelo vereador Ney Lopes Júnior (PSD), autor do projeto que foi aprovado em março passado e já inserido no Plano Plurianual 2018-2021.
“Vamos levar a justiça para os bairros. O projeto tem largo alcance social porque visa estabelecer a cultura da paz e da convivência. Depois do acordo de conciliação, se uma não cumprir o que foi acordado, o documento é encaminhado para o juiz que vai obrigar seu cumprimento para garantir os direitos, sem a necessidade de ainda discutir na justiça”, explica Ney Júnior.
A reunião contou ainda com a participação do presidente da OAB-RN Paulo Coutinho; do juiz Herval Sampaio, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) e presidente de honra da Frente; da coordenadora administrativa do Nupemec (Núcleo Permanente de Solução de Conflitos), Elanne Canuto;  professor de mediação judicial do TJRN e Conselho Nacional de Justiça, Cláudio Viana; e Leonardo Leonardo Oliveira Freire, que preside o Instituto Caleidoscópio da Inclusão; além dos vereadores Preto Aquino (PEN) e Kleber Fernandes (PDT).