Sabatistas ficam confinados para ENEM no Rio Grande do Norte

Por convicções religiosas, candidatos farão o exame em horário diferenciado nesse sábado, 05 de novembro.
O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que declararam ser sabatistas chega a 76.275 mil em todo o Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No Rio Grande do Norte, o grupo dos sabatistas inclui adventistas do sétimo dia e judeus ortodoxos que, em respeito às convicções religiosas, começam as provas somente às 18h do sábado, 05 de novembro, horário local.
Em Natal, os sabatistas farão o exame na UNIFACEX, localizada na Zona Sul da Cidade. Os candidatos devem chegar ao local até o meio-dia e aguardar o início das provas nas salas de aula. A orientação é que todos os candidatos cheguem com 1 hora de antecedência.
Durante esse período precisam permanecer sentados e não podem manter comunicação. Os inscritos ocuparão 15 salas esse ano, com um média de 50 alunos, mas não é permitido nenhum tipo de manifestação religiosa, como por exemplo, realizar o culto ao pôr do sol do sábado, costume dos adventistas, nem mesmo é permitido ler a Bíblia.