ENTENDA OS PRÓXIMOS PASSOS PARA O CAMINHO DO IMPEACHMENT

Começa logo mais, nesta quarta-feira (11), o debate sobre a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a votação pode ocorrer no mesmo dia. O presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), definiu como será o andamento da sessão que começa às 9h, onde haverá duas pausas de uma hora previstas, ao meio-dia e às 18h. Senadores poderão se inscrever para discursar a partir desta terça, às 15h.

O presidente do Senado estima que cerca de 60 senadores deverão se pronunciar durante a sessão de votação. Eles terão 10 minutos para debater e mais cinco para votar. A Secretaria-Geral da mesa calcula que a sessão deverá durar mais de 10 horas. O presidente da casa não votará, a não ser que ocorra um empate.

Após o debate, começa a votação do parecer. Ainda não está claro se ela será aberta e nominal ou por sistema eletrônico (“sim”, “não” ou abstenção). Para que seja válida, devem estar presentes pelo menos 41 dos 81 senadores. O mesmo número é exigido para a aprovação do parecer.

Se o parecer for aprovado, o processo de impeachment será oficialmente instaurado e a presidente afastada por um período de 180 dias.  Nesse caso, um projeto de resolução será votado para definir quais benefícios a presidente poderá manter enquanto estiver afastada do cargo. Caso seja rejeitado pelo plenário, o processo contra Dilma será arquivado.

Fonte: Portal Terra