PREFEITURA “INVENTA” FAIXA DE ÔNIBUS AZUL. DETALHE: ESTÁ FORA DA LEI.

Informações e foto: Via Certa Natal

O especialista em trânsito e professor da UFRN Rubens Ramos diz que cor de faixa-semi exclusiva de ônibus na Salgado Filho está fora do padrão. “Boas ideias, “invencionices”, execução errada”. Prefeitura “inventa” faixa de ônibus azul. Detalhe: está fora da Lei.

A Resolução 236/2007 CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece as regras para sinalização horizontal (pintura no pavimento ou chão). Por essa resolução a cor da faixa exclusiva é branca se no fluxo ou amarela se no contra fluxo. Se a faixa é preferencial, cor branca. Nada de azul, verde, ou outras cores do arco-íris.

Nada contra também outras cores, mas é preciso seguir uma padronização, e essa padronização é definida pelo CONTRAN. Daqui a pouco teremos sinal de trânsito com cor azul também. Se cada cidade começar a inventar essas coisas, o país se tornará, definitivamente, uma bagunça completa. Sugiro à Prefeitura mudar para faixa branca. Eventualmente, criando controvérsia jurídica, o Prefeito poderia emitir Decreto tornando azul a cor dessa faixa do corredor de ônibus. É meio sem sentido, pois há uma regulamentação nacional, a qual se impõe.” concluiu Rubens Ramos.