WALTER ALVES PROPÕE CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL DO IDOSO EM NATAL

WALTER ALVES PROPÕE CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL DO IDOSO EM NATAL

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a construção de um hospital destinado ao atendimento do idoso. A proposição foi apresentada durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) nesta quinta-feira (9).

Para Walter a atenção ao idoso deve ter atenção especial por parte do Poder Público, porque dados estatísticos mostram um crescimento do número de idosos no Rio Grande do Norte. Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população de idosos no RN cresceu a taxas maiores do que as demais faixas etárias. No Censo de 1991, 8,2% dos potiguares tinham mais de 60 anos. O percentual subiu para 9% no ano 2000 e continua em alta, tendo chegado a 9,83% na Contagem Populacional de 2007.Em termos absolutos, o número de idosos passou de  199.122, há duas décadas, para 296.517 em 2007.

“São quase cem mil pessoas a mais precisando de cuidados específicos, carinho, atenção e políticas públicas voltadas para suas necessidades. A Construção do Hospital do idoso no município de Natal se apresenta como uma necessidade real. É uma medida urgente. O Rio Grande do Norte está ficando mais velho”, alertou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 10% da população brasileira já chegou à chamada “Terceira Idade”. Dos 19 milhões de idosos, cerca de 20% requerem atenção especial devido às suas condições de saúde.

Atualmente, o Estado não dispõe de um centro de atendimento especializado para as necessidades da população idosa. Normalmente, esses pacientes têm prioridade no atendimento, mas carecem de algo específico.

“Com o envelhecimento da população verifica-se a necessidade da implantação de uma unidade hospitalar que possa atender casos agudos de condições crônicas mais frequentes no idoso, ampliando o acesso principalmente a leitos clínicos, leitos de terapia intensiva bem como exames e procedimentos especializados com demanda reprimida. Investir em políticas públicas voltadas para as necessidades de nossa população é tarefa essencial para o desenvolvimento de nosso Estado”, finalizou.

{module Banner Entre Notas|none}

A reivindicação da construção foi apresentada por meio de requerimento protocolado junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O documento será encaminhado para o secretário Luiz Roberto Fonseca, titular da Sesap, com cópia para a governadora Rosalba Ciarlini. O objetivo é fazer com que ambos adotem as medidas necessárias para elaboração e execução do projeto.

0 comments on “WALTER ALVES PROPÕE CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL DO IDOSO EM NATALAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Blog do Rodrigo Loureiro